terça-feira, 27 de abril de 2010

Canção Quase Inquieta
Cecília Meireles

De um lado, a eterna estrela,
e de outro a vaga incerta,
meu pé dançando pela
extremidade da espuma,
e meu cabelo por uma
planície de luz deserta.

Sempre assim:
de um lado, estandartes de vento...
- do outro, sepulcros fechados.
E eu me partindo, dentro de mim,
para estar no mesmo momento
de ambos os lados.

Se existe a tua Figura,
se és o sentido do Mundo,
deixo-me, fujo de ti,
nunca mais quero ser minha!

(Mas, neste espelho, no fundo
Desta fria luz marinha,
Como dois baços peixes,
Nadam meus olhos à minha procura...
Ando contigo - e sozinha.
Vivo longe – e acham-me aqui...)

Fazedor da minha vida,
não me deixes!
Entende a minha canção!
Tem pena do meu murmúrio,
Reúne-me em tua mão!

Que eu sou gota de mercúrio,
dividida,
Desmanchada pelo chão...

Nenhum comentário:

Postar um comentário